Essas paisagens espetaculares ficam na região norte de Portugal. Saindo da cidade do Porto recomendamos ir diretamente até Peso da Régua, distante 120 km. O trajeto pode ser feito de carro, trem ou barco.
Peso da Régua é uma cidade, formada pelas antigas povoações de Peso e de Régua. Peso ficava na parte alta e Régua correspondia à parte baixa da atual cidade, estendendo-se ao longo das margens do rio Douro. A cidade cresceu com a chegada do comboio, onde a estação ferroviária servia de entreposto comercial do Vinho do Porto.
Em Peso da Régua, recomenda-se visitar o Museu do Douro. É um museu moderno que, através de fotos, vídeos e objetos conta a história da ocupação da região e do vinho do Porto.
Após a visita à Peso da Régua recomendamos ir de carro pela estrada N222 até Pinhão. Você irá percorrer cerca de 27 km de curvas sinuosas e paisagens únicas.
Pinhão é uma freguesia portuguesa do concelho de Alijó. Tem 3,00 km² de área e 648 habitantes (2011). Foi a primeira freguesia do distrito de Vila Real a ter telefone, correio permanente, água canalizada.
A vila situa-se na margem norte do rio Douro. Por toda a região há várias quintas produtoras de vinho, onde pode-se degustar o vinho do porto. E em algumas delas, provar as iguarias da região, apreciando uma vista deslumbrante.
Outro lugar de visita obrigatória é a estação dos caminhos de ferro do Pinhão. Essa estação é conhecida pelos seus 24 painéis de azulejos, que retratam paisagens do Douro e aspectos das vindimas. Em tons de azul, os azulejos são da autoria de J. Oliveira e foram produzidos em Aveiro, em 1937.
A freguesia de Pinhão recebe cerca de 400 mil turistas por ano.
Portugal é um país de muitos encantos e tradições. Convido você a conhecer melhor as belezas lusitanas conosco.