Alto Douro Vinhateiro e suas paisagens únicas

Primeira região vitivinícola demarcada do mundo, a região é um dos destinos turísticos mais procurados do mundo
1581
Alto Douro Vinhateiro

Essas paisagens espetaculares ficam na região norte de Portugal. Saindo da cidade do Porto recomendamos ir diretamente até Peso da Régua, distante 120 km. O trajeto pode ser feito de carro, trem ou barco.

Peso da Régua 

Peso da Régua é um cidade, formada pelas antigas povoações de Peso e de Régua. Peso ficava na parte alta e Régua correspondia à parte baixa da atual cidade, estendendo-se ao longo das margens do rio Douro. A cidade cresceu com a chegada do comboio, onde a estação ferroviária servia de entreposto comercial do Vinho do Porto.

Em Peso da Régua, recomenda-se visitar o Museu do Douro. É um museu moderno que, através de fotos, vídeos e objetos conta a história da ocupação da região e do vinho do Porto.

Após a visita à Peso da Régua recomendamos ir de carro pela estrada N222 até Pinhão. Você irá percorrer cerca de 27 km de curvas sinuosas e paisagens únicas.

Pinhão

Pinhão é uma freguesia portuguesa do concelho de Alijó. Tem 3,00 km² de área e 648 habitantes (2011). Foi a primeira freguesia do distrito de Vila Real a ter telefone, correio permanente, água canalizada.

A vila situa-se na margem norte do rio Douro. Por toda a região há várias quintas produtoras de vinho, onde pode-se degustar o vinho do porto. E em algumas delas, provar as iguarias da região, apreciando uma vista deslumbrante.

Outro lugar de visita obrigatória é a estação dos caminhos de ferro do Pinhão. Essa estação é conhecida pelos seus 24 painéis de azulejos, que retratam paisagens do Douro e aspectos das vindimas. Em tons de azul, os azulejos são da autoria de J. Oliveira e foram produzidos em Aveiro, em 1937.

A freguesia de Pinhão recebe cerca de 400 mil turistas por ano.

Portugal é um país de muitos encantos e tradições. Convido você a conhecer melhor as belezas lusitanas conosco.

Deixe um comentário

Enviar uma mensagem
1
Olá! Podemos ajudar?
Faça um orçamento sem compromisso. Deixe sua mensagem. Responderemos assim que possível. Muito obrigado!

Viver Bem Portugal