O Museu do Côa surgiu pela necessidade de se preservar um pedaço importante da história do período paleolítico em Portugal.
A polêmica teve início na década de 1990. Em virtude da construção de uma barragem que inundaria uma vasta área junto ao Rio Côa. No entanto, em 1994, surgiram as primeiras notícias relativas a importantes achados arqueológicos. Na área que seria submersa foram descobertas figuras desenhadas em rochas da região.
Estudantes, moradores e arqueólogos exigiam a suspensão da construção da barragem a fim de preservar tão importante achado. Carregavam cartazes com a seguinte inscrição:
“AS GRAVURAS NÃO SABEM NADAR”
Eurico Figueiredo
Ao mesmo tempo, agricultores da região viam na barragem uma forma de garantir a sobrevivência das famílias. Pois a barragem asseguraria a irrigação de terrenos para plantações.
A polêmica ultrapassou as fronteiras de Portugal. Foram dois anos de estudos científicos e debates acalorados. Arqueólogos portugueses confirmaram a antiguidade da descoberta. As figuras rupestres nas pedras do Côa tinham sido feitas há mais de 20 mil anos, na Era Paleolítica. Com isso, a suspensão da construção da barragem do Côa foi decretada oficialmente em 1996.
Em 2011, para salvaguardar e valorizar o Vale do Côa, foi criada a Fundação Côa Parque. Esta fundação passou a gerir o Parque Arqueológico do Vale do Côa e o Museu do Côa.
A Fundação tem como fins principais a proteção, conservação, investigação, e divulgação da Arte do Côa. Assim como a divulgação deste acervo através de visitas públicas ao Museu do Côa.
Como uma imensa galeria ao ar livre, o Vale do Côa apresenta mais de mil rochas com figuras rupestres. Sendo que estas foram identificadas em mais de 80 sítios distintos. São predominantes as gravuras paleolíticas, executadas há cerca de 25.000 anos.
O Museu do Côa é considerado o Maior museu de arte rupestre ao ar livre do mundo. E hoje é considerado Patrimônio da Humanidade. O museu pode ser visitado diariamente.
Há visitas guiadas noturnas, para conhecer as rochas que ficam nos sítios geológicos próximos ao Museu do Côa. E do alto do Museu do Côa se tem uma belíssima vista para o Vale do Côa e para o Rio Douro.
Gostou de conhecer essa história? Podemos te levar até Vila Nova de Foz Côa!
Venha conhecer conosco as belezas naturais que se estendem ao longo do Rio Sabor e Rio Douro. Visitar as Quintas do Alto Douro Vinhateiro e experimentar os vinhos da região. E ainda saborear a culinária local, regado com azeite da melhor qualidade.