Évora é uma cidade altamente histórica, classificada em 1986 como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO – Situada no centro do Alentejo, mais ao sul de Lisboa. De nome original Ébora, foi fundada pelo povo romano. É herdeira de um rico e variado patrimônio cultural preservado ao longo do tempo.
O Templo Romano, construído no século I d.C na praça principal de Évora, é um monumento que representa muito concretamente os vestígios da civilização romana em Portugal. Situado no ponto mais alto da cidade fica ao lado da Igreja / Pousada dos Lóios.
A Capela dos Ossos, situada ao lado da Igreja de São Francisco, foi construída no século XVIII. É constituída por ossadas humanas, sepulturas da igreja do convento e de outras igrejas e cemitérios da cidade.
Sé de Évora, conhecida também por Catedral, um edifício monumental romântico gótico do séculos XIII. Diz a história que aqui foram benzidas as bandeiras da frota de Vasco da Gama em 1497.
Arraiolos é uma vila Portuguesa da região do Alentejo fundada por volta de 300 a.C situada no distrito de Évora. Suas casas brancas com faixas azuis e amarelas sao vistas muitos frequentes na região. A cidade e muito famosa pelos seus tapetes fabricados desde o século XVII.
O Castelo Medieval de Arraiolos, datado de 1305, é um dos poucos no mundo com arquitetura circular. A edificação interior encontra-se um pouco degradada pelo tempo, embora sua muralha encontra-se em perfeito estado. Está localizado no monte de São Pedro, proporcionando uma vista 360 graus de toda região alentejana. A Igreja do Salvador fica juntamente com o Castelo.