Pedras Parideiras e o GeoPark de Arouca

Reconhecido pela UNESCO como patrimônio geológico da humanidade desde 2009, pela sua importância científica
geopark arouca (64)

Inaugurado em 5 de Dezembro de 2007, o Geopark de Arouca envolve uma área de 327 quilômetros quadrados e abrange um total de 41 geossítios (lugares com interesse geológico) que, segundo a UNESCO, têm importância pelo caráter científico, raridade, encanto estético ou valor educacional.

No patrimônio de Arouca destacam-se as pistas fósseis dos quartzitos do Vale do Rio Paiva e, sobretudo, duas ocorrências geológicas apontadas por especialistas como únicas no mundo: as trilobites e as PEDRAS PARIDEIRAS, que tivemos a oportunidades de conhecer.

As Pedras Parideiras são o que há de mais emblemático no Arouca Geopark, pois é um fenômeno único no mundo. Do ponto de vista geológico, estas rochas designam-se granito nodular da Castanheira e estendem-se por uma área de cerca de um quilômetro quadrado.

O granito é de cor clara e apresenta um grão médio, com uma invulgar quantidade de nódulos em forma de disco e biconvexa. Por ação da erosão, os nódulos libertam-se e acumulam-se no solo, deixando uma cavidade no granito. É por isso que os habitantes da aldeia da Castanheira chamaram esta rocha de Pedra Parideira, por ser uma “pedra que pare pedra”.

Dentre as várias rotas possíveis no GEOPARK de Arouca, escolhemos o chamado ITINERÁRIO A, que conta com os pontos turísticos relacionados abaixo e que inclui o Centro de Interpretação – A Casa das Pedras Parideiras. Vale a pena visitá-lo para melhor compreender a origem e particularidades deste geossítio.

ITINERÁRIO A: FREITA, A SERRA ENCANTADA

G1: Panorâmica do Detrelo da Malhada
G3: São Pedro Velho
G6: Frecha da Mizarela
G5: Contacto litológico da Mizarela
G4: Marmitas de gigante no rio Caima
G7: Casa das Pedras Parideiras: Centro de Interpretação
G8: Campo de dobras da Castanheira
G10: Panorâmica da Costa da Castanheira/ Piso panorâmico do Radar Meteorológico de Arouca
G11: Pedras Boroas
G13 e G14: Pedras Cebola

Assim como nós, escolha um dos vários itinerários e se encante com mais esse cantinho especial de Portugal. E no verão, recomendamos um banho de rio no Parque Fluvial de Albergaria da Serra. Tem churrasqueira, campo de futebol e muito verde. Um passeio inesquecível em meio à natureza!

Caso queira conhecer esses maravilhas através de um tour guiado, consulte-nos! Teremos prazer em realizar esse belo passeio na sua companhia!

Deixe um comentário

Enviar uma mensagem
1
Olá! Podemos ajudar?
Faça um orçamento sem compromisso. Deixe sua mensagem. Responderemos assim que possível. Muito obrigado!

Viver Bem Portugal