Surpreenda-se com as Tunas Acadêmicas, uma tradição musical

Se você estiver passeando por alguma cidade universitária, não se surpreenda ao deparar-se com uma Tuna Acadêmica pelas ruas
DSC_3854

A Tuna Acadêmica é um grupo musical de estudantes, essencialmente do ensino superior.

As tunas surgiram em Coimbra, que é uma cidade de forte tradição acadêmica. Isso há mais de 100 anos. No início, as tunas acadêmicas eram exclusivas para homens, mas as mulheres logo conquistaram seu espaço nessa arte.

Uma tuna é uma típica e inigualável tradição de Portugal. Por isso, não pode ser classificada como uma banda ou um coral.

Rituais

Os membros das tunas costumam usar os trajes da universidade, que incluem camisa social, gravata e uma longa capa preta. E as meninas usam saias na altura do joelho.

Tocam instrumentos variados. Onde os habituais são bandolins, cavaquinhos, violas, acordão e flauta. Mas outros instrumentos já têm surgido nesse contexto.

Como muitos grupos universitários ao redor do mundo, cada tuna tem sua própria hierarquia e rituais como trotes e testes para avaliar quem é digno de participar.

As mais antigas tunas persistem. Assim que os participantes mais antigas saem da Universidade, já formados, novos alunos passam a compor a tuna. Eles viajam pelo país para se apresentar, mantendo viva a história da universidade, reunindo segredos da tradição acadêmica e unindo seus membros através da música e do companheirismo.

O repertório musical das tunas é variado. Apresentam canções portuguesas populares e diverdas. Por vezes criam novas composições, invariavelmente utilizando temas como o amor, a vida boêmia estudantil, a cultura acadêmica e a herança histórica do país. Caracterizam-se, principalmente pelo estilo humorístico e brejeiro.

TUNA ACADÊMICA DA FACULDADE DE ECONOMIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO SE APRESENTA ÀS MARGENS DO RIO DOURO

“LEVA O ALMOÇO À AVOZINHA MARIA 
QUE MORA LONGE DALI
A VELHA TEVE UMA PARALISIA
VAI PÔ-LA A FAZER XIXI”

Música: História do Capuchinho Rodrigues Monteiro
Autoria: Herman José

Então, se você estiver passeando por Lisboa, Porto, Coimbra ou outra cidade universitária, não se surpreenda ao se deparar com uma Tuna Acadêmica se apresentando nas ruas da cidade!

Deixe um comentário

Enviar uma mensagem
1
Olá! Podemos ajudar?
Faça um orçamento sem compromisso. Deixe sua mensagem. Responderemos assim que possível. Muito obrigado!

Viver Bem Portugal